05 Problemas causados por Dentadura

Tempo de leitura: 1 minuto

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O uso da prótese dentária, parece ser a primeira solução para pacientes que perderam seus dentes e necessitam de substituição rápida. Entretanto, o uso prolongado pode gerar muitos malefícios.

A dentadura não se parece com os dentes naturais, e ainda desliza pela boca enquanto fala ou come. Essas são as principais queixas de quem usa a prótese móvel. Além dessas queixas, há inúmeros danos que são muitas vezes ocultos, mas que há longo tempo podem ser irreversíveis.

Conheça 5 problemas relacionados ao uso prolongado da dentadura

1. Aftas

Essas lesões ulceradas aparecem na mucosa tanto no período de adaptação da prótese móvel, quanto depois. O paciente que não respeita o tempo de descanso da dentadura, provavelmente sofrerá com esse tipo de trauma na boca.

2. Neoplasia (Câncer bucal)

O uso de prótese dentária a longo prazo e mal ajustada, gera muitos traumas na mucosa bucal. Com machucados recorrentes, o corpo inicia um processo de cicatrização, e se isso ocorre frequentemente, pode dar início ao câncer bucal.

3. Estomatites, doenças ulcerais e anemias

Pelo desconforto causado pela prótese fixa, muitos pacientes preferem comer alimentos macios e não mastigam direito. Ocorre que, há então, uma deficiência alimentar pela ineficácia na mastigação e alimentação.

4. Candídiase bucal ou Sapinho;

É uma infecção causada pela proliferação dos fungos Candida albicans. A utilização de próteses e a má higiene oral, formam um ambiente propício para esses fungos.

5. Hiperplasia Fibrosa Inflamatória (HFI)

São lesões bastante frequente em idosos que utilizam dentaduras. Ocorre devido a traumas recorrentes na mucosa bucal.

A prótese dentária tem prazo de validade, que deve ser trocadas no máximo de 5 em 5 anos. Quando esse prazo é ultrapassado, as chances de problemas bucais aumentam ainda mais. Diante de alguma alteração ou sintoma, consulte urgentemente seu dentista.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *