5 alimentos para garantir a saúde dos dentes e da sua gengiva

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Quando falamos sobre alimentação, em 99% dos casos nos preocupamos somente com os quilinhos a mais que podemos ganhar. Mas a pergunta é: alguma vez você escolheu os alimentos pensando na saúde dos seus dentes? Acredito que 99% das respostas será “não”.

Quando falo destes alimentos, quero frisar que eles não substituem a escovação e o fio dental, mas vão colaborar bastante com a sua saúde bucal. Ou seja, se você combinar os cuidados adequados, com uma alimentação correta, seus dentes e gengiva ficarão muito mais fortes e saudáveis, e você poderá sorrir sem medo.

Quer saber quais alimentos favorecerão a sua saúde bucal? Continue lendo este artigo, ele tem tudo que você precisa para garantir a saúde dos seus dentes e gengiva.

 

Vitamina C

A falta de vitamina C causa sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, o que pode levar à perda dos dentes. Mas não se esqueça, o exagero no consumo de alimentos muito ácidos como abacaxi e laranja que são ricos em vitamina C, podem causar desmineralização e com isso, deixar os dentes mais porosos.

Caso você consuma estes alimentos em forma de suco, tome-os com canudinho, assim impedindo o contato direto com os dentes. Caso o consumo seja direto, faça um bochecho com água pura ou tome um copo de água, desta maneira você estará neutralizando o ácido logo após sua ingestão.

Não escove os dentes logo após consumir alguma destas frutas, o atrito da escova com o esmalte descalcificado faz com que ele se desgaste ainda mais.

 

Vitamina D

Quando falamos da vitamina D, estamos falando da absorção de cálcio e fósforo na formação óssea. Ao consumir esta vitamina, você estará aumentando a eficiência da absorção intestinal de cálcio em até 40% e de fósforo em 80%, o que influencia também na arcada dentária, onde a vitamina D ajuda na fixação do cálcio nas bases ósseas dentárias.

Ou seja, alimentos como: atum, sardinha, ovo, carne bovina, queijo cheddar, entre outros são ricos em vitamina D.

 

Leite e derivados

Não é de hoje que o cálcio presente no leite e seus derivados são essenciais para termos ossos fortes e saudáveis. O mesmo vale para nossos dentes. O nutriente é parte da composição dos dentes e, quando consumido adequadamente, garante uma boa saúde aos mesmos, principalmente na sua formação.

Mas não se esqueça, o leite não é a única fonte de cálcio existente, alimentos como folhas verdes escuras, podem compensar o consumo de leite, especialmente para quem não tolera a lactose.

 

Fibras

Se você ficou preocupado com a balança, não se preocupe, as fibras também são excelentes! Além de eliminarem a gordura corporal, ainda fazem a limpeza dos dentes, desta maneira evitando a formação da placa bacteriana.

Cereais como granola ou aveia são ricos em fibras, mas, caso você queira consumir alguma fruta, algumas opções são: ameixa, figo, pêssego e mamão.

 

Água

A água não é bem um alimento, mas como precisamos dela para sobreviver, ela entra nesta lista. Ao tomarmos um copo d’água, estamos eliminando detritos, açúcares e ácidos, outro fator importante é que, em grandes cidades, a água possui flúor o que reforça a resistência do esmalte dos dentes.

 

Não existe tanto segredos para cuidar da sua saúde bucal. Ao aliar uma boa alimentação com a higiene bucal básica (escovação e fio dental), você garante dentes mais fortes e gengivas saudáveis. Mas não se esqueça, visitar o dentista é fundamental! Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário, terei o maior prazer em responder você

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