Dicas para manter uma vida mais saudável

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A procura de uma vida mais saudável? Confira oito dicas para ter qualidade de vida de uma vez por todas.

1. Reduza a quantidade de comida no prato

Em primeiro lugar, comer muito pode fazer com que você ganhe peso mesmo sem querer.

Para manter uma vida saudável, o ideal é se alimentar várias vezes durante o dia. Assim, a cada 3 horas é possível dividir a quantidade de calorias que seriam no café da manhã, almoço e jantar em cinco a sete pequenas refeições.

Para uma vida mais saudável, é importante evitar alimentos ou ingredientes alimentícios que causam doenças ou deterioram a saúde. Portanto, se quiser se manter saudável e nutritivo,  diga “não” às batatas fritas e prefira uma salada, e ao invés de doces como sobremesa, tente comer uma fruta ou tomar um chá

Deficiências, exageros e desequilíbrios na dieta podem causar efeitos negativos à saúde, e podem levar a doenças como doenças cardiovasculares, diabetes, escorbuto, obesidade ou osteoporose.

Por exemplo, a ingestão excessiva de calorias é o fator que mais contribui para a obesidade e diabetes.

Mas, você não precisa passar fome para ter uma alimentação nutritiva e saudável, coma alimentos que te mantenham leve e cheio. inclua em sua alimentação  verduras, legumes e frutas em todas as variedades e cores; Alimentos ricos em fibras e antioxidantes, Peixe, frango grelhado, nozes e sementes, como a castanha-do-pará, as avelãs,  sementes de girassol e as sementes de gergelim também são ótimas para incluir na dieta.

2. Corte o açúcar

Ao ingerir um alimento rico em açúcar, ele rapidamente é metabolizado pelo organismo e se transforma em gordura.

Uma vez que alimentos industrializados possuem quantidade maior de açúcar do que podemos imaginar, cortar o açúcar das refeições é a melhor opção.

Se acaso tem o hábito de comer doces após o almoço ou jantar faça trocas inteligentes como comer uma fruta ou iogurte na hora do lanche.

3. Se alimente pela manhã

Às vezes, durante a dieta, temos a ideia de pular o café da manhã para tentar emagrecer mais rápido.

De acordo com nutricionistas, isso é um erro. Quem procura uma vida saudável precisa entender que quanto mais cedo for a refeição, mais tempo o sistema digestivo possui para queimar as calorias que foram ingeridas.

Então, tome um café da manhã com os nutrientes necessários para ter um dia produtivo. Frutas, pães, sucos naturais e cereais são alguns dos itens que podem fazer parte do cardápio do desjejum.

4. Pratique atividade física

Antes de mais nada, a atividade física é fundamental para proporcionar saúde e bem-estar.

Organize seus horários de modo que consiga se exercitar ao menos três vezes na semana. Escolha uma atividade que seja divertida para você e mantenha o foco.

O exercício é o desempenho de todos os movimentos, a fim de desenvolver ou manter a saúde física e a saúde em geral.

O exercício físico frequente e regular é um elemento importante na prevenção de doenças como câncer, doenças cardíacas, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, obesidade e dores nas costas.

Os exercícios são geralmente agrupados em três categorias, dependendo do efeito geral que eles têm sobre o organismo humano:

  • Exercícios flexíveis: como alongamento ou alongamento, para melhorar a largura dos movimentos musculares e articulares.
  • Exercícios aeróbicos: ajudam no aumento da resistência cardiovascular e respiratória, e da densidade muscular.
  • Exercícios anaeróbicos: como o treinamento com pesos, musculação…Que visam aumentar a massa e força muscular.

O exercício físico é imprescindível para a manutenção física, tanto dos ossos, como dos músculos e articulações; Além disso, é essencial para manter o sistema imunológico saudável, o importante é movimentar o corpo.

Portanto, escolha o exercício que mais se adequa a sua rotina, e que consiga realizar diariamente sem ser algo penoso para você.

5. Durma 8 horas por dia

O sono de qualidade é um remédio natural. Dessa forma, ao dormir 8 horas você acorda com energia e se sente mais produtivo no trabalho.

Por outro lado, o sono diminui o estresse e ajuda o metabolismo a manter o peso ideal.

6. Beba dois litros de água diariamente

Em dias quentes ou com baixa umidade relativa do ar é preciso aumentar os cuidados com a hidratação.

Ao se hidratar você elimina as toxinas do organismo e aumenta as defesas do corpo. A água é a melhor opção de hidratação já que sucos geralmente possuem adição de açúcar e bebidas com cafeína tiram parte da hidratação do corpo.

7. Cuide da sua saúde

Antes de iniciar qualquer dieta ou processo de reeducação alimentar é importante verificar se a saúde está ok.

Uma consulta de rotina ao médico é o suficiente para verificar se os níveis de açúcar, gordura e imunidade estão normais.

Além disso também existe a opção de fazer o acompanhamento dos níveis de vitaminas e corrigir através da alimentação saudável.

8. Anote tudo o que come

Certamente criar um diário com o que você come ao longo do dia é uma forma de entender por que o peso não está do jeito que deseja.

Durante a semana anote em um caderno tudo o que for comer. Assim, é mais fácil entender que alimentos devem ser evitados e quais refeições foram a razão do ganho de peso.

9. Faça meditação

A saúde e o bem-estar consiste no equilíbrio saudável entre a mente, corpo e espírito, isso porque esse equilíbrio aumenta o sistema imunológico e regula as funções do corpo, mantendo assim, a saúde em geral.  

Por outro lado, o estresse psicológico prolongado ou ansiedade podem ter um efeito negativo sobre a saúde, bem como diminuir o sistema imunológico. E para gerenciar o estresse, a meditação é um grande aliado.

Existem várias técnicas de relaxamento e métodos naturais usados ​​para aliviar o estresse. Métodos psicológicos incluem terapia cognitiva, meditação e pensamento positivo, que funciona reduzindo eficazmente o estresse.

Aprender a lidar melhor com os problemas e saber resolvê-los, e melhorar as  habilidades de gerenciamento de tempo, também pode reduzir o estresse, e a meditação pode ajudar a equilibrar todas essas funções.  

 

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