Botox: uso estético e terapêutico na Odontologia

Tempo de leitura: 2 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

botox na odontologia uso estetico e terapeutico

A toxina botulínica ou como é conhecida popularmente: Botox, seu nome comercial, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium Botulinum. Essa substância causa o paralisamento dos músculos, e devido a essa propriedade, é bastante utilizada na estética facial. O tratamento tem a finalidade de rejuvenescer, suavizar linhas de expressão e combater a flacidez. No tratamento para fins terapêuticos, têm a função de tratar disfunções e algumas doenças.

Na área da Odontologia, o Botox é cada vez mais utilizado para tratar os problemas da face.

Bruxismo e Briquismo

A aplicação da Toxina é utilizada para combater o Bruxismo (ato de ranger os dentes) e Briquismo (apertamento dos dentes).  Ela é aplicada em pontos localizados nos músculos da mandíbula, impedindo a contração da mesma. O resultado é eficaz e rápido, gerando um maior bem-estar em apenas alguns dias para o paciente.

Sorriso gengival

Sorriso gengival é aquele em que há um excesso de gengiva aparente e deixa a estética facial comprometida. O procedimento é minimamente invasivo e de fácil aplicação, resultando expressivamente em uma melhoria na harmonia do sorriso.

Assimetria da Face e do Sorriso

Há casos em que o paciente tem diferenças relevantes em uma das partes do rosto, causadas por mastigação unilateral ou por crescimento ósseo desigual. Para isso, a proteína Botulínica é aplicada em determinados pontos da face, e tem-se a restauração da simetria facial. A toxina corrige também, o sorriso “torto”, aquele em que uma parte da gengiva ou da arcada dentária aparece mais de um lado do que do outro. Obtendo portanto, equilíbrio da exposição dos dentes e uniformidade e mais proporção, simetria e beleza ao sorriso.

Dores orofaciais e disfunções da ATM

O Botox age paralisando e relaxando o músculo, ocasionando um relaxamento na mandíbula e causando um alívio em diversas dores. As dores na articulação, cabeça e ouvido, comuns para quem sofre com esse problema, são melhoradas com o tratamento.

Implante dentário

Para pacientes que optaram pelo Implante dentário, principalmente o implante total, o Botox é um tratamento para evitar o apertamento excessivo nos primeiros meses e facilitar a adaptação.

Os resultados do Botox já começam a aparecer de 48 a 72 horas após a aplicação, e podem variar de 3 a 6 meses, sendo necessário a reaplicação após esse período. Por não ser tratamento cirúrgico, não requer repouso ou afastamento das atividades diárias, dispensando o período pós-operatório. Procure sempre um profissional especializado para a realização do procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *