Carga Imediata: Quem pode fazer

Tempo de leitura: 2 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Não ter alguns dentes na boca ou perdê-los ao longo da vida afeta nosso bem-estar, mastigação, confiança e autoestima. Embora implantes dentários sejam técnicas bem seguras para resolver este problema, alguns tratamentos duram mais tempo e trazem resultados pouco a pouco aos pacientes. Graças à evolução dos estudos da odontologia, existem maneiras mais rápidas e igualmente seguras para realizar procedimentos implantológicos. 

Uma pergunta muito comum entre os pacientes é sobre a carga em implantes dentários, procedimento em que o dentista coloca o implante e aplica os novos dentes na mesma consulta. Esta é uma técnica que mostra bem a evolução da odontologia, e o paciente tem o benefício de chegar no consultório sem o dente e sair com um sorriso completo e mais bonito, sem precisar esperar semanas ou meses para esse procedimento. 

Esse processo de implantes dentários com carga imediata é feito com coroas ou pontes provisórias, que são fixadas ao parafuso de titânio logo após a inserção no osso da mandíbula. As próteses também são provisórias e depois devem ser substituídas pelas definitivas. 

O sucesso desse método só é possível com muito planejamento, tomografias computadorizadas que nos possibilita uma avaliação tridimensional e correta. O procedimento é feito com anestesia local em um ambiente clínico estéril. 

Este procedimento é um grande passo na área da implantodontia, mas infelizmente não pode ser realizado em todos os pacientes. O cirurgião dentista deve pedir exames para verificar, com segurança, a quantidade e a qualidade óssea do paciente, pois o paciente precisa apresentar altura óssea suficiente para sustentar o implante, com firmeza e sem nenhuma movimentação. Sem esses itens, o implante se torna muito arriscado. 

Além disso, o paciente também não pode apresentar nenhum problema de cicatrização ou doenças como diabetes. Pacientes fumantes, com osteoporose, bruxismo ou onicofagia (hábito de roer unhas) também acendem o sinal vermelho para este procedimento. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS IMPLANTES TRADICIONAIS E OS IMPLANTES COM CARGA IMEDIATA? 

Esses dois tipos de implante têm técnicas e indicações diferentes. O implante de carga imediata oferece um tratamento em curto espaço de tempo, o que fornece ao paciente mais conforto, segurança e autoestima. Esta é uma opção bem segura, e o profissional habilitado e responsável precisa indicar todo o passo a passo para que o paciente cumpra os requisitos e os cuidados pós-operatórios de maneira correta. 

Já o tratamento convencional é dividido em muitas etapas, o que traz uma demora maior para o resultado final. Neste procedimento, é preciso aguardar uma regeneração óssea por um período entre três semanas a quatro meses, e durante esse tempo, utilizamos próteses provisórias fixas ou removíveis. 

Agora você já sabe um pouco mais sobre métodos de implante. Caso precise, consulte seu dentista para indicações, melhores tratamentos e cuidados com o seu sorriso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *