Como evitar a sensibilidade dentária?

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Quando o assunto é sensibilidade dentária, muitas pessoas são atingidas. E para essas pessoas, consumir determinado tipo de alimento ou determinadas temperaturas se torna um tormento.

Mas não fique aterrorizado, este problema tem solução. Se você sofre com sensibilidade dentária, fique tranquilo, neste artigo iremos apresentar algumas maneiras de como evitar este problema.

 

O que é sensibilidade dentária?

Também conhecida como Hipersensibilidade dentária, esta condição é desenvolvida ao longo do tempo e em sua maioria está associada a problemas comuns, como desgaste do esmalte dentário ou retração gengival causada pela escovação com muita força.

Este problema surge quando a parte mais macia e interna do dente, a dentina, fica exposta, por causa da retração gengival. Ao ficar exposta, estímulos externos (como bebida fria, por exemplo) ativam os nervos do núcleo do dente, causando uma dor aguda breve, característica da sensibilidade nos dentes.

Na maioria dos casos, a sensibilidade dental atinge pessoas entre 20 e 50 anos de idade*.

 

Quem tem sensibilidade dentária sente dores agudas com:

Gelado

Bebidas geladas são as campeãs! Se além de frio, o alimento ou bebida for ácida, pior ainda! Basta ingerir para sentir aquele incômodo.

Quente

Dependendo da gravidade do quadro, não é só o cafezinho que incomoda, mas até alimentos como arroz e feijão morno, já causam transtornos.

Doce

Ao entrar em contato com a raiz exposta, itens lotados de açúcar são capazes de deslocar o fluido que fica na região. Daí a sensação dolorosa.

 

Como evitar

Uma boa escova faz toda a diferença

Quando for comprar sua escova dental, escolha as escovas com cerdas macias e pontas arredondadas. A escovação nunca deve ser horizontalmente e com muita pressão, mas de forma circular e suave.

 

Alimentos ou bebidas ácidas

Ao ingerir alimentos e bebidas como abacaxi, vinagre e refrigerantes em excesso, o esmalte do dente é dissolvido lentamente, levando a exposição da dentina. E, se você acha que escovar os dentes logo em seguida resolverá o problema, mude o seu pensamento agora mesmo! Fazer isso só agrava o problema! Quando consumir alimentos ou bebidas ácidas, espere em média vinte minutos, para só assim realizar a higiene bucal.

 

Refluxo

O refluxo gastroesofágico é uma doença que faz com que os ácidos produzidos pelo estômago cheguem até a boca e, ao entrar em contato com os dentes causam a erosão do esmalte.

 

Não escove os dentes com força

Pode parecer que quanto mais força você usa na escovação, mais limpo os dentes ficam, mas muita pressão nessa hora pode danificar o esmalte dentário.

 

Ao abordamos este tema, fica claro que somente um dentista poderá confirmar se você realmente apresenta sensibilidade dentária. Caso você esteja com algum problema nos dentes, peça orientação ao seu dentista. Ele irá lhe orientar sobre os métodos corretos ao escovar os dentes e como utilizar o fio dental. E, se você apresentar sensibilidade dentária, com algumas mudanças simples em sua higiene bucal diária e na alimentação, você conseguirá evitar a exposição adicional da dentina, assim aliviando os sintomas que lhe causam determinado incomodo.

Ficou com alguma dúvida? Faça a sua pergunta. Teremos o maior prazer em responder todos os seus questionamentos.

 

*Fonte: Addy M. Int Dent J 2002; 52: 367−375.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *