Como preservar a saúde na terceira idade?

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Muitas vezes associamos a 3ª idade a doenças, saúde debilitada e pouca movimentação. Porém, é facilmente possível chegar à melhor idade com saúde e uma vida ativa, evitando sofrimentos desnecessários. 

É normal que com o passar dos anos a disposição corporal seja afetada, a saúde não seja ótima o tempo todo e os idosos adoeçam com mais frequência, afinal o corpo passa por um processo natural de envelhecimento. Mas isso não quer dizer, de maneira alguma, que a velhice precise ser naturalmente sofrida e dolorosa. 

Durante os anos, você pode tomar alguns cuidados para uma longevidade saudável e feliz.  

 

COMO ME PREPARAR PARA A VELHICE

 

  • Mantenha-se ocupado (a)

 

O ócio e o tédio são dois fatores de influência na depressão e na tristeza da terceira idade. Com a diminuição do ritmo de vida e o fim do trabalho, a vida perde um pouco da agitação, os compromissos se tornam mais raros e o tempo livre mais frequente, é comum que os idosos se sintam mais isolados da convivência social. Por isso, ter atividades agradáveis e de hobbies é importante para manter a saúde mental e o físico ativo. Ter ocupações diárias é muito importante.

 

 

  • Pratique exercícios físicos

 

As atividades físicas são extremamente benéficas em todos os aspectos e em qualquer idade. Na velhice, a prática regular ajuda a prevenir doenças como osteoporose e cardíacas. Exercitar-se também traz autoestima, bom humor e regulagem do sono, além de um possível contato com a natureza e uma absorção diária de luminosidade. 

Os exercícios mais indicados para idosos são caminhada, hidroginástica, pilates, natação, ginástica, alongamentos e ioga.

 

 

  • Não descuide da sua alimentação!

 

Uma dieta balanceada, rica em nutrientes e com variedades de todos os tipos de alimentos é fundamental para manter uma vida saudável. A alimentação também deve ser pobre em gordura e cheia de antioxidantes para combater o envelhecimento precoce. 

Os idosos sofrem com alterações fisiológicas da idade; portanto, deve-se diminuir também o sal e o açúcar, investindo em grãos, frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em fibras, além de muita água! 

 

 

  • Faça exames periódicos

 

Sua saúde deve ser colocada em primeiro plano em qualquer idade. Porém, na fase idosa, é importante checá-la periodicamente. Mesmo com atividades físicas, alimentação equilibrada e socialização, é importante verificar se está tudo bem, com frequência. Assim, podemos prevenir o aparecimento de doenças, evitar o agravamento de problemas já existentes e aproveitar a melhor idade. Dentistas periódicos estão incluídos nessa lista de visitas aos médicos, não se esqueça!

 

 

  • Exercite sua memória

 

Uma das doenças mais comuns na velhice é o mal de Alzheimer, que causa perda de memória e sensação de confusão no paciente. Não se sabe exatamente as causas, mas exercitar a memória é uma boa forma de evitar, ou retardar, essa doença, Experimente jogar cartas, ler livros ou jogar videogames. A socialização também ganha muito com essas atividades, e para a saúde mental este é um ótimo presente!

 

Não se descuide de sua saúde. Lembre-se que quanto mais cedo você se cuidar, melhor será sua velhice! Fique de olho.

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