Creme dental em exagero não quer dizer boa higiene!

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A nossa saúde bucal é de extrema importância. Problemas bucais podem desencadear infecções, inflamações e não só locais. Alguns deles podem prejudicar, inclusive, o sistema cardíaco. Então, é melhor prevenir e, para fazer isso, uma boa higiene bucal faz a diferença. Mas você sabe como fazê-la da maneira correta?

Algumas pessoas acreditam que escovar os dentes várias vezes por dia, usar uma escova com cerdas duras e exagerar em tudo é a forma correta. Algo bastante comum de se ver são as pessoas usando uma grande quantidade de creme dental acreditando que assim estão fazendo uma boa higiene bucal.

Neste texto, vamos esclarecer um pouco sobre a quantidade de creme dental que deve ser usada e mostrar que quantidade não é sinônimo de qualidade. Confira até o final!

Excesso de creme dental faz mal?

Nada em excesso faz bem para a nossa saúde. Isso quer dizer que tudo em nossas vidas precisa de um equilíbrio e tudo em excesso pode trazer malefícios, além do desperdício. O mesmo pensamento vale para na hora de colocar o creme dental na escova para fazer a higiene bucal.

A pasta de dente contém diversos aditivos químicos que, em excesso, podem sim prejudicar a saúde da boca. Vejamos um pouco mais sobre cada um deles.

Flúor

Muitas pessoas, ao pensarem no flúor não conseguem associá-lo a algo ruim, mas, a partir de uma determinada quantidade, certamente é prejudicial. O flúor é essencial para reduzir a cárie, tanto que ele também é adicionado à nossa água. Porém, quando essa substância é utilizada em excesso, os dentes podem ficar com manchas brancas, condição chamada de fluorose.

Essa substância também pode alterar o funcionamento da glândula tireoide e o risco da ingestão de flúor, especialmente para crianças, pode prejudicar a saúde dos pequenos consideravelmente.

LSS (Lauril Sulfato de Sódio)

É uma substância adicionada ao creme dental responsável pela espuma provocada durante a escovação. Porém, o excesso de LSS pode irritar a pele e está relacionada a muitos casos de afta. Portanto, usar muita pasta de dente pode trazer outros problemas bucais.

Qual é a quantidade ideal de creme dental?

A quantidade de creme dental mais adequada para manter uma boa higiene bucal depende da idade da pessoa. Uma criança, por exemplo, quando passar a usar o creme dental, deve começar com uma quantidade equivalente a meio grão de arroz. Com o passar dos anos, essa quantidade deve aumentar para um grão inteiro. Na idade adulta, a quantidade ideal deve ser equivalente a um grão de ervilha.

Ao ensinar as crianças a escovar os dentes, deixe bem claro para ela não engolir o creme dental. Como muitas pastas infantis possuem sabor de chiclete, as crianças podem querer “comer” o creme dental. Portanto, os pais devem ficar atentos e participar desse momento com os pequenos, mostrando que escovar os dentes pode ser divertido. Caso isso aconteça, procure o seu dentista.

Quer mais dicas de como cuidar melhor da sua saúde bucal? Então, assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *