Doenças que se manifestam pela boca

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

É muito comum que doenças que não têm relação com a saúde bucal sejam descobertas pela boca. Além de prevenir problemas como cáries, periodontite e acúmulo de bactérias, consultar o dentista pelo menos uma vez por ano é essencial para identificar e reverter condições anormais. 

Fique de olho em algumas enfermidades que podem se manifestar pela boca:

 

SÍFILIS

Esta é uma infecção bacteriana, que pode demonstrar sinais por feridas na gengiva que demoram a cicatrizar ou não cicatrizam. A sífilis também pode causar placas vermelhas e úlceras na região bucal. O dentista pode identificar o problema e te encaminhar para um especialista, que intermediará o tratamento adequado para você.

 

LEUCEMIA

Esse câncer tem início na medula óssea e pode afetar as células do sangue, apresentando inchaço na gengiva e maior propensão a sangramentos aleatórios e sem justificativa aparente. 

 

ANEMIA

Fadiga, palidez, falta de ar e tonturas são os sintomas mais comuns da anemia. Porém, essa doença de ausência de glóbulos vermelhos saudáveis pode manifestar aspectos como uma língua mais lisa. Seu dentista poderá verificar e perceber rapidamente que algo está fora do padrão saudável. 

 

BULIMIA

Duas das características desse grave transtorno psiquiátrico são o abuso de laxante e frequente indução de vômito pelo paciente. Essa regurgitação frequente faz com que muitos ácidos do estômago cheguem à boca, o que destrói as camadas superficiais dos dentes e machuca toda a mucosa bucal, realidade que pode ser vista com um simples exame bucal em consulta odontológica. 

 

CÂNCER BUCAL

O HPV é um dos vírus mais perigosos. Ele é transmitido durante o sexo e está por trás de muitos casos de câncer do colo do útero e tumores de cabeça e pescoço. Mas, o que nem todos sabem, é que, na boca, ele forma verrugas que podem evoluir para problemas mais graves. Caso você perceba alguma afta ou ferida que não desaparece após duas semanas, consulte o seu dentista para uma avaliação mais séria. 

 

DIABETES

As altas taxas de açúcar do sangue também podem apresentar alguns problemas bucais. Por exemplo, um hálito ruim, semelhante ao de cheiro de frutas envelhecidas, ou gengivite, a inflamação das gengivas, podem ser indicadores sobre este problema. Procure um especialista!

 

CIRROSE HEPÁTICA

Lesões no fígado, se não tratadas a tempo, podem comprometer cada vez mais a saúde. Em pacientes com cirrose hepática, as partes moles e mucosas da boca podem mudar de cor, chegando até a ficarem amarelas ou esverdeadas. 

 

AIDS

O vírus HIV pode apresentar gengiva inflamada, placas esbranquiçadas, linhas verticais brancas na lateral da língua e aftas grandes na boca. O sistema imune enfraquecido possibilita que diversos outros vírus e bactérias prejudiquem, e muito, o nosso espaço bucal. 

 

VOCÊ SABE COMO MANTER A HIGIENE ORAL EM DIA?

Algumas dicas não substituem a consulta periódica com o dentista, mas podem te ajudar a melhorar sua saúde bucal:

 

  • escove os dentes três vezes por dia;
  • use fio dental pelo menos uma vez ao dia;
  • escolha uma escova de dentes macia e de cabeça pequena;
  • troque sua escova a cada três ou quatro meses;
  • não deixe de escovar a língua;
  • use enxaguante bucal com flúor;
  • após os 40 anos, visite os dentistas duas vezes por ano;
  • evite café e fumo para não amarelar os dentes;
  • refrigerantes e doces são também prejudiciais aos dentes, consuma com moderação.

Cuide bem de seu sorriso e saúde bucal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *