Evitando a placa bacteriana

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Quando o assunto é higiene bucal diversos cuidados devem ser tomados, pois, quando não fazemos a higiene da boca corretamente, um acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes é criado. Esse acúmulo/placa que todos pensam ser inofensivo, pode causar diversos problemas para a sua boca, como cárie, por exemplo.

Mas o que é de fato a placa bacteriana? Tem como evitá-la? Se você quer saber a resposta, continue acompanhando este artigo.

 

O que é placa bacteriana?

Acredito que você já deve ter sentido aquela camada pegajosa que fica nos dentes quando passamos um bom tempo sem fazer a higiene bucal e passamos a língua em cima deles. Isso que chamamos de placa bacteriana ou biofilme dental.

Em outras palavras, a placa é uma película transparente e pegajosa que adere aos dentes. Este biofilme dental é feito por resíduos alimentares e bactérias.

Nesta placa, as bactérias fermentam o açúcar vindo da alimentação, muda o pH dos dentes e com isso, entram na dentina, dando origem as cáries. Quando as pessoas não escovam os dentes ou não usam o fio dental, esta placa pode aumentar de tamanho e afetar a língua e a garganta, e quando endurecem, dão origem ao tártaro.

 

Quais são os problemas causados pela placa bacteriana

Como foi dito anteriormente, a primeira consequência da placa bacteriana é facilitar a entrada de bactérias dentro da dentina do dente, o que pode originar em:

– Gengivite, que provoca vermelhidão e sangramento da gengiva.

– Cáries que provocam o surgimento de manchas escuras ou pequenos furinhos no dente, além de dor de dente nos casos mais avançados.

– Formação de tártaro, uma substância endurecida, difícil de remover em casa.

Quando a placa bacteriana fica na garganta, os gargarejos com enxaguantes bucais ou água morna com sal podem ajudar bastante na eliminação dos mesmos. Caso você tenha dor de garganta, faça gargarejos com algumas substâncias naturais, assim limpando a garganta.

 

Como remover a placa bacteriana

É normal que toda pessoa possua uma fina camada de placa bacteriana transparente nos dentes. Por exemplo, se você usar um evidenciador, você conseguirá ver toda placa bacteriana acumulada nos dentes, língua, bochechas e garganta.

Se você está se perguntando como faz para remover essa fina e invisível camada dos dentes e de dentro da boca, a dica é bem simples. Escove os dentes todos os dias e use o fio dental. Também recomendo o uso de enxaguante bucal, para limpar completamente a boca, removendo o máximo de bactérias. Com esse cuidado, o excesso de bactérias será removido todos os dias.

 

Como impedir a placa bacteriana

Se você pensou que teria como remover por completo as bactérias da boca, você se enganou. Mas você pode impedir seu excesso, evitando problemas dentários. Basta seguir esses passos:

– Evite comer alimentos ricos em açúcares e carboidratos durante o dia, quando não pode escovar os dentes logo a seguir;

– Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, sendo a última sempre antes de dormir;

– Passar o fio dental nos dentes antes de usar a escova, pelo menos antes de dormir;

– Sempre usar enxaguante bucal sem álcool para não causar ardência na boca.

 

Viu como é simples? Para completar estas dicas, visite o dentista pelo menos 1 vez por ano, tanto para retirar a placa dos locais mais difíceis, como para cuidar totalmente da sua saúde bucal.

Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário. Terei o maior prazer em responder você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *