Implante dentário: Cuidados no pós-operatório

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Um belo sorriso, a confiança ao falar e mastigar, são sensações prazerosas que  muitas vezes são perdidas pela falta de dentes. Com o avanço da tecnologia, é possível reabilitar com eficiência todas essas funções através do Implante dentário.

E para quem precisa de passar pela experiência do implante dentário, uma das maiores preocupações pode ser o pós-operatório e suas implicações. Fique atento aos nossos apontamentos sobre os cuidados após a cirurgia de colocação de implantes dentários.

 

Cuidados começam no pré-operatório

A cirurgia de implante dentário, começa com a fase do planejamento. Onde o dentista decide que esta é a melhor opção para o paciente e então planeja a cor, tamanho e faz uma projeção de como ficará o resultado. 

No primeiro momento, o dentista faz uma investigação com o paciente para averiguar se há presença de doenças como diabetes, pressão alta, osteoporose ou algum sintoma que pode prejudicar o tratamento e sua recuperação. 

Assim, o paciente também deverá fazer exames clínicos para avaliar suas condições de saúde. A boca e todo o corpo devem estar saudáveis para a realização da cirurgia. Nos dias que antecedem a cirurgia, o paciente deve seguir as orientações e tomar os remédios prescritos, como antibióticos e anti-inflamatórios.

 

Os primeiros dias após a colocação dos implantes dentários

O resultado de sucesso dos implantes dentários, depende de um bom pós-operatório. Por isso, o paciente deve seguir as orientações profissionais. Como por exemplo, você pode fazer compressas de gelo para evitar o inchaço e sangramentos. As compressas podem ser feitas com bolsas de gelo vendidas em farmácia ou gelo em saco plástico, se esta for sua opção, lembre-se de proteger a pele com uma toalha.

higienização

Higienização

A boca deve manter-se limpa também após a cirurgia, pois evita a contaminação e diminui o risco de infecções. A limpeza deve ser realizada de forma suave, sem movimentos bruscos, e com cuidado. O paciente pode utilizar enxaguante bucal mas sem fazer bochechos e ter a precaução de não passar a escova no lugar operado.

 

Alimentação

O ideal é que a alimentação seja líquida ou pastosa, e fria ou gelada. Pois, dessa forma, evita-se o esforço da mastigação. Prefira alimentos como sorvetes, açaí, cremes e evite alimentos duros, quentes e crocantes. Sementes ou alimentos muito pequenos também devem ser evitados, porque podem entrar no local da cirurgia.

 

Cuidados especiais

Há ainda, outras maneiras de conseguir um pós-operatório ainda mais confortável, seguindo as orientações abaixo:

  • Não fumar
  • Dormir com o travesseiro mais elevado
  • Evitar tomar sol
  • Não consumir bebidas alcóolicas
  • Atividades físicas somente após de 7 a 15 dias
  • Seguir as orientações do dentista
  • Tomar os remédios prescritos pelo dentista

Os cuidados com o implante dentário começam no planejamento, mas o pós-operatório também é uma fase que exige precauções. Consulte sempre o seu dentista, caso haja sangramento ou dor no pós-operatório e siga rigorosamente as orientações passadas por ele.

Você gostaria de falar com um especialista? Entre em contato com o Dr. Lucas Massaru e agende uma consulta (11) 5585 9737 / (11) 953286567.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *