Lente de contato e Faceta: Entenda qual o melhor tipo para você

Tempo de leitura: 2 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Um sorriso branquinho e alinhado é sinônimo de beleza e harmonia facial. Com a odontologia estética, ter um belo sorriso como o que as celebridades desfilam por aí, está cada vez mais popular. Famosos como Neymar, Justin Bieber e Jennifer Lopez optaram pelos tratamentos para um sorriso perfeito.

É importante sempre a avaliação de um dentista. O profissional identificará os casos em que apenas o clareamento dental é indicado, ou, quando facetas e lentes de contato serão necessárias.

Quer saber quais as diferenças entre Lentes de contato e Facetas? Confira a seguir:

Qual a diferença entre faceta e lente de contato?

Ambas são feitas de uma porcelana específica e colocadas sobre os dentes naturais. As diferenças são principalmente a espessura e o desgaste dental. As lentes de contato são extremamente finas e chegam a ter somente 0,2 mm. Para esse tratamento, em alguns casos não é necessário o desgaste do dente natural, ou o desgaste é minimamente invasivo. Já para colocar as facetas, é necessário um desgaste maior do dente, visto que a porcelana para esse tipo de procedimento é mais espessa.

Procedimento de aplicação das facetas e lentes
O primeiro passo é a avaliação, onde o dentista analisa o estado geral da boca do paciente. Em seguida, é feito o planejamento e escolha da cor, formato e tamanho ideais. O molde é enviado para o protético confeccionar o material de porcelana. O passo seguinte é o teste para adequar possíveis detalhes e examinar como será o resultado final. Estando como o planejado, chega a fase da aplicação, onde desgasta-se a parte da frente do dente natural.

Na maioria dos casos, não é preciso anestesia, pois não chega à dentina, e a dor é quase imperceptível.

Quanto tempo elas duram?

A durabilidade é constante por longos anos, em condições estáveis. É necessário realizar manutenções e sempre fazer um acompanhamento com o dentista para prevenção e tratamento.

Quais cuidados com as lentes e facetas ?

O principal cuidado é a higienização. Assim como os dentes naturais, lentes e facetas precisam de escovação e fio dental após as refeições. É preciso ter cuidado também, com alimentos muito duros, que podem ocasionar a quebra da porcelana.

Um sorriso bonito está altamente associado com a auto-estima e bem-estar. Para colocação de facetas e lentes de contato, consulte sempre o dentista e escolha o melhor para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *