O que é o planejamento digital do sorriso?

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Quem quer fazer clareamento dental ou qualquer outro procedimento estético para deixar os dentes mais bonitos pode ficar com o “pé atrás” quanto aos resultados. Afinal de contas, você estará investindo em algo que ainda não viu o resultado e, para muitos, pode ser um investimento bastante significativo.

Normalmente, tanto o dentista quanto o técnico não tinham como saber como seria o resultado final. O técnico, por exemplo, não saberia desse fato já que não vê o paciente, então, não saberia como os lábios e os dentes ficariam harmonizados com esse novo sorriso.

Uma situação que era bastante comum é quanto à fabricação das facetas de cerâmica. Ao mostrá-las aos pacientes, alguns não gostavam e o profissional tinha que mandá-las novamente para o laboratório para modificá-las.

Para evitar esses pequenos problemas, muitos dentista contam, hoje em dia, com o planejamento digital do sorriso e sobre esse assunto que falaremos agora!

O que é e como funciona o planejamento digital do sorriso?

O planejamento digital do sorriso tem como principal objetivo melhorar os resultados dos tratamentos estéticos do paciente. Por meio dessa técnica, é possível mostrar ao paciente como ficarão os resultados depois das modificações estéticas que serão realizadas.

Para realizar esse planejamento, o primeiro passo é tirar algumas fotos do paciente e da sua arcada dentária com uma câmera profissional e utilizando angulações muito específicas. O segundo passo é colocar essa imagens em um software e criar um novo sorriso utilizado essas fotos. O ponto principal aqui é que esse software consegue deixar o novo visual com a mesma proporção dos dentes do paciente.

A partir disso, é possível criar, por exemplo, as lentes de contato dental de forma proporcional aos dentes do paciente, ao tamanho da boca e também do rosto.

O molde que é feito em gesso ou com a ajuda da tecnologia 3D e este, por sua vez, é enviado para o laboratório como as fotos. A partir disso, o laboratório monta as facetas e devolve com o molde com o novo sorriso do paciente. As facetas só são aplicadas no paciente depois que ele confirma esse molde.

Por fim, esse molde é utilizado para fazer as facetas, agora em resina, para que sejam devidamente aplicadas nos dentes do paciente. O resultado final é o mesmo do planejamento feito no início do tratamento e que já tinha sido visto pelo paciente.

Como o planejamento digital do sorriso ajuda o paciente?

Essa nova tecnologia não ajuda apenas o trabalho do dentista, mas principalmente o paciente. Com melhores resultados, aumenta-se a satisfação. É muito importante que, antes de investir uma boa quantia financeira você possa saber se os resultados serão de fato, satisfatórios ou não.

Mas algo ainda mais importante é o lado emocional do paciente. É claro que você não se sentirá bem por ter criado uma grande expectativa de um resultado e acabar recebendo outro, ainda que seja um pouco diferente. Isso afeta diretamente na sua autoestima já que um belo sorriso faz toda a diferença.

Compartilhe este post nas redes sociais e mostre a outras pessoas como está mais fácil ter um sorriso mais bonito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *