Quais os tipos de aparelho ortodôntico?

Tempo de leitura: 2 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O tratamento ortodôntico tem a finalidade de corrigir e alinhar os dentes, nas funções estética e funcional. Assim, engana-se quem pensa que o aparelho é exclusivo para crianças e adolescentes, ele pode ser colocado em qualquer fase da vida que se fizer necessário. Sendo que em cada idade, é recomendado um tipo de aparelho diferente.

O aparelho ortodôntico melhora desde a mastigação até a harmonia do sorriso. Previne ainda, sérios problemas bucais, como bruxismo, desvio da ATM, mordidas cruzadas, e outros.

As principais perguntas que surgem sobre o aparelho são: Qual escolher, fixo ou móvel? Posso escolher a cor? Por quanto tempo será o tratamento? Conheça a seguir, os tipos de tratamento ortodôntico.

Aparelho Fixo

Os aparelhos fixos são aqueles que permanecem nos dentes do paciente por todo o tratamento. Usados para tratamento ósseo bucal e facial, eles são compostos por braquetes, bandas e fios. O dentista deve realizar a manutenção mensalmente, ajustando o aparelho conforme as mudanças que deseja.  

O Aparelho fixo metálico, é o mais convencional, necessita das famosas “borrachinhas” que ligam o fio aos braquetes. (Sim, você pode escolher a cor das borrachinhas). A dificuldade desse tipo está na estética comprometida, desconforto e higienização mais delicada.

Aparelho Móvel

Utilizado na maioria das vezes para crianças, pois os ossos ainda estão em formação. Após o tratamento com o aparelho fixo, o móvel também é indicado até que os dentes se estabilizem. Esse tipo de tratamento é mais lento.

O que há de novo no Tratamento ortodôntico?

Para aqueles que precisam de usar o aparelho ortodôntico mas se sentem desconfortáveis com os braquetes, bandas e fios, surgiu uma nova opção: O Invisalign. Esse, é considerado um “alinhador estético”, quase imperceptível, é chamado de “aparelhos invisíveis”. O movimento dos dentes é gradual, até a posição desejada. Os benefícios deste tratamento são principalmente a facilidade na higiene bucal e o conforto na utilização.

O dentista irá avaliar e indicar o melhor tratamento, de acordo com a necessidade de cada paciente. É importante avaliar o custo-benefício e quais resultados deseja-se alcançar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *