Receitas caseiras de clareamento dental podem ser um perigo

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Acredito que diversas pessoas sonham em ter um sorriso branco e chamativo. Como dizem, o sorriso é o nosso maior cartão de visitas, ele causa boa impressão no trabalho, aumenta a autoestima e até mesmo ajudam na hora da paquera. Ou seja, um belo sorriso realmente é um ótimo cartão de visitas.

E como a grande maioria das pessoas hoje em dia buscam ter um sorriso como o dos famosos, acabam buscando produtos milagrosos para clarear os dentes. De um lado, estão as pessoas que gastam bastante para clarear os dentes. Do outro, as pessoas que apostam em receitas caseiras, o que pode causar muitos problemas.

Se você é uma dessas pessoas que pesquisa na internet diversas receitas que prometem resultados milagrosos, ao usar produtos simples, tenho uma notícia para você: pare agora!

Leia este artigo e saiba o que essas receitas caseiras podem causar aos seus dentes e boca.

 

Clareamento de alguns dentes

Ao contrário do clareamento realizado no consultório que atinge todos os dentes, o clareamento caseiro ou os kits vendidos sem autorização ou fiscalização na internet, podem clarear apenas alguns dentes, deixando-os com a coloração desigual e até manchado.

Ultimamente, o método mais utilizado é o carvão ativado. O grande problema deste método é que ele só parece inofensivo, mas na verdade é uma substância altamente abrasiva, que resulta no desgaste do seu dente, podendo causar manchas difíceis de sair e ainda danificar o esmalte do dente.

 

Queimaduras

Ao contrário dos tratamentos profissionais, os caseiros não possuem um controle rígido da concentração e quantidade dos produtos que serão utilizados.

Essa medição fica a cargo do paciente, que, por não entender do assunto, acaba indo “no olho”.

Esse descontrole de substâncias abrasivas e a falta de medidas (uso de equipamentos e parelhos adequados), podem causar queimaduras.

Ao realizar este tipo de tratamento em casa, você pode queimar a língua, lábios, gengiva e toda a cavidade bucal, causando dores e dificuldade para se alimentar e falar.

 

Sangramentos

Alguns pacientes apresentam gengivas mais sensíveis e dependendo da sua condição, alguns procedimentos são contraindicados. Ao realizar um clareamento caseiro, este tipo de paciente não levará em conta as considerações que os produtos podem oferecer, e com isso, sofrer pequenas inflamações com sangramentos, devido a irritação que a estrutura gengival sofreu.

Só um adendo, só porque o paciente possui as gengivas sensíveis, não quer dizer que ele não possa realizar o tratamento com o dentista. O profissional l tratará a condição para garantir que o procedimento estético seja feito com sua saúde bucal em perfeito estado.

 

Hipersensibilidade

Causada quando um produto ou condição danifica ou reduz a proteção do esmalte e deixa a raiz exposta, a hipersensibilidade muitas vezes é causada devido o tratamento odontológico caseiro e sem orientação do dentista.

Como disse anteriormente, alguns produtos que prometem clareamento em casa são altamente abrasivos e danificam as camadas do dente, inclusive o esmalte. Dessa maneira, a dentina ficará exposta, causando dores ao consumidor bebidas frias, quentes e alimentos ácidos e doces.

 

Dores constantes

Uma vez que utiliza produtos e materiais que não são indicados para o clareamento (limão, argila, bicarbonato de sódio em excesso, carvão ativado, etc.), seus dentes vão ficando cada vez mais sensíveis e desprotegidos.

Sendo assim, você sentirá dores constantes, mesmo quando não estiver comendo, bebendo ou falando. Caso essas dores não sejam tratadas por um dentista, você poderá ter dores cada vez mais fortes e dentes cada vez mais fracos.

 

E você, mesmo depois de ler este artigo ainda cogita em realizar clareamentos caseiros? Se você conhece algum amigo, que “investe” neste tipo de tratamento, envie este artigo para ele, desta maneira, você evitará que ele danifique ou até mesmo perca os dentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *