Saiba o que é bruxismo e quais são os tratamentos

Tempo de leitura: 2 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Apesar do nome esquisito, o bruxismo não tem nada a ver com coisas sobrenaturais. Na verdade, ele é um problema resultante do ranger dos dentes ao dormir, condição que pode causar diversos problemas à saúde — e não apenas à dentária! A pressão do bruxismo pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Problemas ósseos, na gengiva e articulação da mandíbula podem ocorrer em casos mais graves.

Antes de mais informações, existem dois tipos de bruxismo: um é crônico – ocorre sempre – e outro esporádico – acontece quando a pessoa passa por momentos de tensão e estresse.

E quais as causas do bruxismo? Entre eles podemos citar os fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, por exemplo.

Importante também, é saber quais são os sintomas do bruxismo.

Um dos sintomas é o barulho bem alto de ranger de dentes ao dormir. Então, se alguém já te alertou de que você range os dentes enquanto dorme, passe a considerar essa hipótese, pois esse sintoma não é percebido pelo próprio paciente.

Outro fator que pode requer atenção é o fato de você acordar com dor nos músculos próximos à mandíbula. Além disso, vale lembrar que força que você faz com as mandíbulas também as deixa cansadas e doloridas, e pode ser que você sinta isso ao acordar.

Se ao acordar você também sente dor de cabeça, esse pode ser outro sintoma associado ao bruxismo. Isso acontece porque a compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária.

Algumas consequências do bruxismo são:

  • Desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina;
  • Quebra dos dentes e próteses;
  • Sensibilidade dentinária;
  • Dor e mobilidade dos dentes;
  • Dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga facial geral;
  • Dor na articulação temporomandibular

Se a condição for esporádica, causada pelo estresse, a prática de atividades físicas ou mesmo Yoga e meditação são indicadas. Além disso, vale sempre procurar levar uma vida equilibrada, entre atividades de trabalho e lazer.

É muito importante que os portadores do bruxismo devem procurar a ajuda de um dentista/especialista para determinar a causa do problema. Alguns tratamentos que podem ser indicados são o uso placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono, além de cuidados naturais como evitar alimentos como chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool. Também pode ser pedido que se evite mastigar com muita força.

Mais uma vez, somente um dentista pode ajudá-lo a descobrir a causa e como amenizar este problema.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *