Tecnologia 3D: A evolução da Odontologia

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A saúde vem se atualizando cada vez mais graças aos avanços da tecnologia. Todas as profissões da saúde sentem a diferença, especialmente com os novos tratamentos que passam a ser mais curtos e mais precisos. Para os odontólogos, a tecnologia 3D vem fazendo uma enorme diferença.

Aqui podemos falar dos modeladores tridimensionais para fazer o diagnóstico de determinadas patologias ou mesmo fazer moldes para órteses e próteses de acordo com as características de cada paciente.

Tudo é feito de forma precisa e computadorizada. Vejamos mais sobre o assunto e como a tecnologia 3D vem ajudando a odontologia!

Como funciona a tecnologia 3D?

A maioria já deve ter ouvido falar das impressões 3D que já chegaram no Brasil há um certo tempo. Esse tipo de tecnologia aliada à odontologia consegue trazer muito mais facilidade na hora de o dentista fechar o diagnóstico do paciente. Isso porque, além de ver a largura e  altura, é possível ver também a profundidade de uma determinada parte da boca.

Assim, é mais fácil, por exemplo, traçar um tratamento mais eficaz e de acordo com a anatomia do paciente. Sem a necessidade de usar moldes de gesso ou de qualquer outro material que costuma fazer muita sujeira e incomoda o paciente.

Como a odontologia utiliza a tecnologia 3D?

Existem diversas formas com as quais a odontologia pode se beneficiar da tecnologia 3D e também, é claro, beneficiar os pacientes. Por exemplo, para realizar exames e, como já foi dito, diagnósticos, ter o molde da arcada dentária em 3D é fundamental. Também é uma excelente forma de planejar os tratamentos como cirurgias e implantes dentários e analisar os resultados de forma gradual.

Os dentistas contam também com o arquivamento digital dos moldes dos pacientes em vez de ocupar espaço físico nos consultórios com os moldes de gesso. E claro, uma das principais utilidades é poder fazer próteses e órteses de forma bastante precisa.

Quais os benefícios dessa tecnologia para a odontologia?

A produção de peças não é o único benefício, apesar de muito importante, da tecnologia 3D. Veja abaixo outras vantagens de extrema importância.

Maior rapidez

Hoje vivemos em um mundo que quando mais rápido um procedimento for melhor. Não só por causa do tempo de recuperação, que, muitas vezes, atrapalha o dia a dia do paciente, mas também para evitar problemas mais sérios como infecções. Como a tecnologia 3D permite ao dentista ter uma visualização melhor dos problemas do paciente, ele consegue fechar um diagnóstico com maior agilidade.

Maior precisão

Esse é um dos grandes benefícios que a tecnologia 3D consegue oferecer. Quanto maior a precisão, menor as chances de erros, assim, os moldes de gesso que ainda são muito utilizados por profissionais, não oferecem tanta eficácia quando o uso de equipamentos digitais.

Mais conforto

A massa que costuma ser utilizada, de forma mais tradicional, para tirar o molde da arcada dentária pode oferecer alguns incômodos. Além de causar uma sensação de engasgo, para quem tem dentes sensíveis, gera um pouco de dor. Portanto, a tecnologia 3D também faz bem para o paciente.

Diante de todos esses benefícios que a tecnologia 3D oferece não só para o dentista, mas também para você e outros pacientes, na hora de procurar um profissional, escolha aquele que já está na era digital.

Quer receber mais novidades sobre as últimas tendências em tratamentos odontológicos? Então, assine a nossa newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *